A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z 

 
  Entrada >> Calendários >> Eras da Arda >> Era das Lâmpadas
 
 
Era das Lâmpadas


Antes do tempo das duas árvores e mesmo antes dos Valar residirem em Valinor, há muitos milénios atrás, os Valar puseram ordem no mundo segundo a sua vontade e estabeleceram-se na verde ilha denominada Almaren (que significa sítio abençoado). Este período ficou conhecido como a Primavera de Arda.
A Quenta Silmarillion fala-nos dessa época idílica, que foi baptizada de Era das Lâmpadas quando, apesar da destruição causada pela Primeira Guerra, os Valar encheram o mundo de vida e maravilhas naturais de grande beleza e harmonia. Essa Era foi assim chamada devido à construção de duas fenomenais lâmpadas, Illuin (a norte) e Ormal (a sul).
A construção das lâmpadas surgiu na necessidade de luz para que as sementes que Yavanna lançou à terra germinassem. As lâmpadas foram criadas em 1500 e ficaram em toda a sua força em 1900, ano em que foram colocadas nas duas colossais torres criadas para as sustentarem. Estas torres gigantescas (não mencionadas no Silmarillion) foram criadas por Melkor, persuadido por Aulë, com o objectivo de sustentarem as potentes lâmpadas. Melkor assim fez e disse que eram feitas de uma substância imperecível, mas estava a mentir e elas eram na verdade feitas de gelo. As duas torres tinham um brilho azul cristal pálido e eram tão altas que chegavam até às estrelas. Illuin era a lâmpada prateada, construída por Aulë, a pedido de Yavanna e cheia de fogo por Varda e Manwë e colocada no topo da torre de gelo Helkar. Ormal era a lâmpada dourada, também construída por Aulë, a pedido de Yavanna e cheia de fogo por Varda e Manwë. Foi colocada sobre a torre de gelo Ringil.
Este período foi Glorioso e cheio de paz, o trabalho de Yavanna deu frutos e surgiram as grandes florestas e vastos prados e as mais diversas criaturas, puras, que habitaram em terra e na água. O mundo era belo.
Até esta altura Melkor permaneceu fora dos círculos do mundo, para lá das Portas da Noite, mas sabia de tudo o que se passava pois tinha amigos secretos, espiões, entre os Maiar e estava cheio de ódio e ciúme de todo o trabalho que as Ordens dos Valar e dos Maiar tinham desenvolvido. Resolveu então desferir o 1º ataque, e os alvos foram as lâmpadas derrubando as duas grandes torres que as sustentavam (no ano de 3450) e destas ergueram-se mares em tumulto e as montanhas tremeram e jorraram fogo para a Terra que foi adicionado ao fogo que as lâmpadas continham e que se espalhava já por todo o lado. A geografia de Arda mudou muito, Almaren foi totalmente destruída e desapareceu sob o conteúdo da lâmpada Ormal. Surgiram então dois mares interiores, um a norte (resultante do conteúdo da lâmpada Illuin e chamado Helcar) e um a sul (resultante do conteúdo da lâmpada Ormal e chamado Ringil).
Os Valar abandonaram a Terra Média e procuraram novo refúgio e Melkor reinou na arrasada Terra Média que permaneceu na escuridão durante muitas eras.

Pode encontrar um artigo no Portal Tolkienianos.
 

Projecto da antiga comunidade Tolkienianos Portugal

Página carregada em 0.088 segundos